A região de Santa Maria está com 63,7% dos leitos de UTI ocupados nesta sexta-feira, de acordo com a última atualização feita pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) às 16h09min de hoje. Ao total, região oferta 124 UTIs nas cidades de Santa Maria, Faxinal do Soturno e Santiago. Desde a última terça-feira, a taxa de ocupação entrou na casa dos 60% e não baixou mais.
UTI Pediátrica do Husm está com internações suspensas devido a surto de Covid-19
O caso mais preocupante hoje é no Hospital de Caridade de Santiago, que está com os 10 leitos que dispõe ocupados há 14 dias consecutivos - nove são privados e um é via Sistema Único de Saúde (SUS). Entretanto, nenhum dos pacientes está internado por conta da Covid-19.
Já no Hospital de Caridade São Roque, em Faxinal do Soturno, está hoje com oito leitos ocupados, do total de 10 - todos via SUS. Esse é o maior número dos últimos 15 dias. Os pacientes internados também não tem nenhuma relação com o coronavírus.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">Arte: SES (Reprodução)
Até a última segunda, região registrava taxa de ocupação na casa dos 50% (representados pelos gráficos verdes)
SANTA MARIA
Só na cidade de Santa Maria, a situação é um pouco melhor do que a da região. Hoje, a taxa de ocupação ficou em 58,7% - o menor número desde a última terça. Dos 104 leitos de UTI disponíveis em quatro hospitais, 61 estavam ocupados.
Do total de pacientes internados, 16 tem o diagnóstico positivo para a Covid-19 e outros quatro tem a suspeita da doença ou outra Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Os outros 41 internados não tem relação com o coronavírus.
Santa Maria registra nova morte por Covid-19, e total chega a 38
O Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo é o que apresenta o maior número hoje: 33 dos 50 leitos ocupados (66%) - todos são privados. Sete pacientes tem a Covid-19 e um tem a suspeita ou outra SRAG.
Já no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), que conta com 29 UTIs - todas via SUS - tem hoje 19 delas ocupadas (65,5%). Quatro pacientes são positivos para o coronavírus e um tem a suspeita ou outra SRAG.
No Hospital Regional, sete dos 15 leitos estão ocupados (46,7%) - todos via SUS. São cinco pacientes com a Covid-19 e outros dois com a suspeita ou outra SRAG.
O menor número é do Hospital São Francisco de Assis, que tem só dois leitos ocupados dos 10 ofertados - todos privados. Nenhum paciente tem relação com a Covid-19.
LEITOS COVID
A região também conta com 328 leitos Covid (clínicos e semi-intensivos) em 26 hospitais. Hoje, são 59 ocupados (18%). Do total de pacientes, 26 deles tem o diagnóstico positivo para a Covid-19 e os outros 33 tem a suspeita ou outra SRAG. Nos últimos 15 dias, a maior taxa de ocupação não passou dos 20%.
Rio Grande do Sul ultrapassa 120 mil casos de Covid-19
NO ESTADO
Em todo o Estado, a taxa de ocupação geral é um pouco mais alta: 76% das UTIs ocupadas. O cenário é parecido nos últimos 15 dias, pois a ocupação se manteve na casa dos 70%. A situação mais preocupante é na Região Metropolitana, que hoje está com 80,3% das UTIs ocupadas.